Qual é Seu Tipo de Empreendedor? Como se Identifica?
Quais são os principais tipos ou perfis de empreendedores e startups? Que tipo de empreendedor você é? Que qualidades cultivar ao criar um negócio e ao desenvolvê-lo?
Os empreendedores são todos diferentes. No entanto, é possível classificá-los em grandes categorias de acordo com o seu comportamento e as suas principais qualidades.
O perfil do empreendedor também evolui com o tempo. Cada passo requer competências e qualidades especiais. É raro um empresário acumular todas essas qualidades desde o início.
Vamos ver cada um desses perfis de empreendedor com mais detalhes. Sinta-se à vontade para fazer uma análise de si mesmo lendo este artigo!
Primeiro tipo de empresário: o tomador de iniciativa.
Tipos de qualidades envolvidas: autoconfiança, criatividade, concepção, intuição, inovação.
O primeiro tipo de empreendedor corresponde ao perfil mais difundido de criador ou startup no início de um projeto: é alguém que cria, inova, quebra códigos e propõe ideias novas, até disruptivas. É um perfil um pouco imprudente, mas o risco é relativamente limitado no início, tudo é possível e aberto.
Este primeiro tipo de empresário cria do zero, é apaixonado e ilimitado. Ele trabalha muito e se orgulha de alcançar resultados rápidos. Suas motivações profundas podem variar (desejo de independência, vontade de provar coisas aos outros ou a si mesmo, busca pelo bem-estar material, valores pessoais…) mas seu comportamento é sempre o mesmo: dinâmico.
Esse tipo de personalidade é interessante porque é a energia motriz do projeto empreendedor, uma energia que deve ser mantida e cultivada ao longo da vida da empresa.
No entanto, tenha cuidado com as contrapartes negativas desse perfil empreendedor, que podem levar ao isolamento, ao esquecimento do meio ambiente ou mesmo à falta de lucidez.
Para não perder o equilíbrio, o empreendedor deve se tornar um desenvolvedor a longo prazo …
Segundo tipo de empresário: o desenvolvedor.
Tipos de qualidades em causa: lucidez, antecipação, visão, equilíbrio, lógica, autoconhecimento.
O desenvolvedor é o segundo tipo de empreendedor. Estrategista, aqui adquire um perfil financeiro e pensa como um investidor a curto, médio e especialmente a longo prazo.
O desenvolvedor entende que a vida da empresa é mais uma maratona do que uma corrida rápida. Ele é lúcido sobre a situação financeira da empresa, as necessidades de financiamento e os retornos financeiros previsíveis.
Elimina toda a emoção das suas decisões e cultiva pacientemente o crescimento mês após mês. O desenvolvedor sabe como economizar e separar as coisas.
No final, o desenvolvedor coloca sua empresa e suas ideias em ordem o tempo todo.
Terceiro tipo de empresário: o gerente.
Tipos de qualidades envolvidas: capacidades organizacionais, relações interpessoais, capacidade de delegar, confiar, motivar e gerir.
O crescimento da empresa envolve a implementação de processos e sistemas para que a organização possa funcionar de forma autônoma, sem que o chefe esteja necessariamente presente. Aqui, o empreendedor gerente estabelece procedimentos que lhe permitirão dar um passo atrás e se dedicar ao que realmente importa.
A personalidade do gerente não se confunde mais com a empresa. Ele aprende a delegar e confiar, ou seja, simplesmente a gerenciar. Ele externaliza a maioria das tarefas do seu dia-a-dia, o que por vezes pode ser difícil de viver…
Quarto tipo de empreendedor: o guia.
Tipos de qualidades envolvidas: gestão de alto nível, visão, precisão de visão, liderança, capacidade de federar e gerir riscos.
Então, como líder de um negócio, o empreendedor é o visionário que orienta suas equipes. O seu papel é impulsionar e controlar.
A liderança não é uma qualidade natural, mas é algo que pode ser adquirido e, em qualquer caso, essencial para construir um sucesso duradouro e evolutivo.
Como combinar os quatro perfis de empreendedor?
O empreendedor deve tentar combinar os quatro perfis de empreendedores descritos acima.
Todas as manhãs, o empresário consulta suas metas e repassa seus planos para o futuro, como um bom desenvolvedor-investidor.
Ele deve então recorrer à sua equipe, subcontratados e parceiros para liderar as suas ações e responder às suas perguntas. Mais tarde durante o dia, o empreendedor precisa melhorar os processos para tornar o seu negócio cada vez mais eficiente. Por fim, se ainda tiver tempo, poderá se interessar por novos projetos criativos e inovadores.