E-commerce personalizado: você sabe a importância dele?

Como fazer um e-commerce personalizado?

Bem, alguns passos serão necessários para que você consiga entregar uma loja virtual que tenha a ver com os seus clientes. Preste atenção!

Conheça o público-alvo

Antes de tudo, é importante você conhecer bem quem são os seus consumidores. Só assim conseguirá elaborar algo que seja a cara deles. Então, alguns dados que você precisa saber são:

  • sexo;
  • idade;
  • localização geográfica;
  • renda mensal;
  • interesses;
  • desejos;
  • problemas.

A ideia é: quanto mais detalhes você tiver, mais probabilidade terá de elaborar algo incrível. Por exemplo, a galera que tem um estilo mais geek curtirá bastante uma proposta despojada e que envolva seriados, filmes e os personagens mais importantes. Já um e-commerce voltado para vender joias a mulheres maduras precisará seguir uma personalidade mais clássica e clean.

Tenha uma boa plataforma

Sem uma plataforma de qualidade, dificilmente um gestor consegue criar um bom trabalho. Na sua busca pela ideal, dê preferência àquelas que possibilitem, pelo menos, um pouco de customização.

Outro item para atentar na plataforma é a capacidade de ela ser responsiva, permitindo o acesso a todos os tipos de dispositivo: desktop, notebooks, smartphones e tablets. Também avalie sua robustez para que não haja grandes falhas em dias de muitos acessos.

Adeque tudo com o layout

Nesse ponto, será necessário usar a criatividade para pensar no design, nas cores e na disposição dos itens. Isso tudo deverá estar alinhado tanto ao perfil do público quanto às características da marca.

Se necessário, faça pesquisas sobre a psicologia das cores ou peça auxílio a profissionais especializados em criação de sites para que os tons escolhidos sejam agradáveis durante a navegação.

Pense na linguagem

A linguagem também deverá estar de acordo com o perfil dos consumidores. Ela estará por todo o site, como a descrição dos produtos e CTAs. Um público jovem pede um vocabulário mais descontraído, além de aceitar gírias relacionadas com o estilo. Já um público formado por mães pede outra forma de se comunicar para que você consiga passar a informação da melhor forma.

Insira banners

Outro modo de personificar o e-commerce é inserir banners dispostos nas páginas. Se conseguir fazer recomendações personalizadas aos gostos individuais de cada usuário, mais rico fica o resultado. É possível conseguir saber o que cada um mais procura e se interessa por meio de tecnologias especializadas em ler os cookies no computador de cada visitante.

Introduza chats online

Aquelas caixas de conversa, que geralmente ficam na parte de baixo do site, permitem uma aproximação com o cliente, que pode digitar alguma dúvida enquanto navega.

Use uma mensagem de boas-vindas de acordo com a linguagem desse público. Quanto mais abertura você conseguir demonstrar, mais chances de o usuário sentir-se importante.

Quais são as vantagens para o comerciante?

Aqui, vou apontar o quanto fazer isso é importante para a sua marca. As vantagens que ela terá são as seguintes:

Ter o nome reforçado

Ao apresentar uma loja personalizada, você consegue estabelecer uma associação maior com o nome da marca. É uma maneira de construir uma identidade própria a ela e fazer com que os consumidores se lembrem desse estilo diferenciado cada vez que escutarem o nome dela.

Gerar boa experiência ao consumidor

A experiência do cliente é o jeito como ele se sente quando tem algum tipo de relação com a empresa. Isso pode se dar bem antes ou após as compras. Assim, bem mais que ter produtos de qualidade, é essencial pensar nas emoções que sua marca provoca.

Aumentar a lealdade

Se sua empresa atinge a satisfação do consumidor, fazendo com que ele se identifique com ela, existe uma grande chance de ele se tornar leal. Isso significa que, toda vez que ele precisar de um produto que seu estabelecimento vende, ele se lembrará do seu negócio.

Crescer a conversão

Suprindo todas as necessidades e atingindo a satisfação dos clientes, a lógica dessa consequência é ter uma taxa de conversão mais alta, ou, em outras palavras, mais acessos à loja, mais interação com os produtos e mais vendas.

Que outros detalhes são importantes?

Você acha que acabamos por aqui? É lógico que não! Uma loja online é um investimento constante e, por isso, devemos dar importância a outros quesitos. Vou falar dos principais, mas saiba que não são só esses, ok?

SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que visa otimizar sites e conteúdos para que apareçam nos primeiros resultados do Google. Dessa maneira, quando um usuário inserir uma palavra ou frase no buscador, sua loja terá mais chances de aparecer.

Boas fotos

As imagens dispostas são como a vitrine de uma loja física. Os visitantes precisam analisar bem os produtos para se sentirem seguros antes de adquiri-los. Capriche na qualidade e apresente a mercadoria em diversos ângulos.

Bom atendimento

A forma como sua empresa atende o consumidor reflete na imagem que a marca consegue passar. Já viu aquelas lojas que não respondem aos comentários e críticas no Reclame Aqui ou nas redes sociais? Ou com as quais os clientes tentam entrar em contato, mas não conseguem de nenhuma forma? Fica parecendo que não estão nem aí para eles, concorda? Então, sempre responda a qualquer feedback que seja e disponibilize o maior número de canais de comunicação possível.

Vimos, então, a importância de você ter seu e-commerce personalizado, além de eu ter dado dicas de como conseguir isso e ter falado de outros pontos importantes que não podem ser deixados de lado. Todas essas questões, quando bem implementadas, tendem a elevar o faturamento da loja.

E já que estamos falando sobre esse tema de lojas virtuais, que tal você conhecer essa solução excelente e poder ostentar sucesso para seus concorrentes?

Aplique algumas delas e nos conte aqui nos comentários a sua experiências! Nós vamos adorar saber. E se quiser continuar recebendo nossos Guias, é só nos seguir no nosso facebook e em nosso site. Assim, você sempre terá acesso ao melhor conteúdos de empreendedorismo na sua caminhada rumo ao sucesso.

Fonte: Guia Empreendedor