Tecnologia para empreendedores: conheça as principais ferramentas!

Você sabe como a tecnologia pode contribuir para o seu negócio? Atualmente, empreender exige alta capacidade de inovação, além de produtividade máxima. Afinal, só assim é possível se manter competitivo e não ser engolido pela concorrência.

Contudo, muitos empreendedores não percebem o auxílio que as ferramentas tecnológicas podem oferecer para que suas empresas se desenvolvam e cresçam plenamente. E mesmo aqueles que conhecem a importância dos softwares se deparam com a mesma dúvida: quais ferramentas utilizar?

Nesse post resolvi falar sobre a tecnologia para empreendedores e como ela pode caminhar junto com o seu negócio. Ao final, deixo algumas dicas de ferramentas que você pode utilizar na sua empresa. Continue lendo e confira!

Qual é a contribuição da tecnologia para os empreendedores?

Muitos empreendedores não sabem, mas a desorganização, a burocracia e, consequentemente, a baixa produtividade têm minado muitos negócios por aí.

Os colaboradores perdem boa parte do expediente de trabalho em procedimentos administrativos. Com isso, horas que poderiam render lucro são desperdiçadas todos os dias. Ao considerar um ano, o empreendedor deixa de ganhar dinheiro nos vários dias aos quais esse tempo corresponde. E, para piorar, gasta ainda mais para contratar uma mão de obra que resolva essas burocracias.

É complicado realizar ações essenciais de um negócio — como elaborar um planejamento estratégico, fazer o controle de estoque e definir o orçamento — apenas com a ajuda do Excel.

Por outro lado, as ferramentas tecnológicas automatizam as atividades, e reduz a perda de tempo, aumenta a produtividade, simplifica as atividades e ainda diminui os erros. Dessa forma, é possível obter diferencial competitivo e levar a empresa para outro nível.

Quais são as principais ferramentas?

Wix

Essa é a solução da tecnologia perfeita para quem deseja criar uma página, mas não sabe por onde começar. O Wix é uma plataforma voltada para a construção de sites com tudo o que você precisa para desenhar o seu próprio website de forma simples, gratuita e totalmente personalizável.

Funcionalidades

A ferramenta permite a elaboração de um site ou blog por meio de um editor intuitivo — sem a necessidade de conhecimentos em programação. Basta, apenas, arrastar e soltar os componentes.

Ela oferece ainda uma hospedagem segura e um domínio sem custos, além de disponibilizar mais de 500 templates prontos para servir de base.

Outras possibilidades é a construção de lojas virtuais e o desenvolvimento de aplicativos móveis para o negócio. Por meio da plataforma seu empreendimento consegue receber pagamentos, gerenciar os pedidos e administrar as entregas.

O Wix também permite realizar uma análise completa do tráfego do seu site, monitorando o número de visitantes, a origem dos acessos, entre outros aspectos.

Passos para criar um site utilizando o Wix

Se você não sabe como criar um site grátis, a plataforma disponibiliza diversos tutoriais. A seguir, confira as principais etapas.

1 Defina um objetivo

Antes de criar um site ou blog, é importante definir o objetivo dessa estratégia. Para isso, faça perguntas como: o propósito é realizar vendas, gerar leads ou fortalecer a marca da empresa?

Com base nas respostas, reflita sobre o que não poderá faltar em sua página.

2 Escolha um visual

Explore a aba de templates do Wix e busque elementos que atendam seus objetivos. A plataforma permite elaborar um modelo do zero ou compor uma página por meio de esquemas prontos.

3 Crie conteúdos

Após concluir a etapa anterior, desenvolva materiais relevantes para o seu público-alvo, como blogposts, infográficos, e-books, entre outros. Utilize as imagens disponíveis na ferramenta e adicione botões para convidar o visitante a realizar alguma ação dentro de sua página, como seguir o perfil da empresa nas redes sociais, baixar um conteúdo etc.

4 Integre sua página às redes sociais

Experimente adicionar uma barra com os ícones das principais redes sociais. Desse modo, os usuários poderão compartilhar os conteúdos da sua página nas redes, contribuindo para a visibilidade do seu negócio.

5 Otimize o SEO

O Wix SEO Wiz é mais um recurso extremamente útil oferecido pela plataforma. Ele informa ações necessárias para melhorar o ranqueamento das páginas junto às ferramentas de pesquisa.

Google Adwords e Facebook Ads

Se o conteúdo do seu negócio ainda não está nas primeiras páginas do Google — ou até está, porém você quer uma exposição maior —, a tecnologia de anúncios pagos pode ser uma boa alternativa.

Ao contratar esse tipo de serviço por meio do Google AdWords ou Facebook Ads, é possível garantir que suas páginas sempre estejam em locais de destaque nos buscadores e nas redes sociais.

Além disso, você consegue segmentar a exposição dos anúncios, a fim de que eles apareçam mais para pessoas com o perfil que sua empresa procura.

LeadLovers

Após atrair pessoas para os seus conteúdos, é importante manter um relacionamento próximo. Com isso, é possível fidelizar a clientela atual e encaminhar aqueles contatos interessados para as etapas seguintes, a fim de que o desejo de fazer negócios com sua empresa seja fortalecido.

Para isso, uma ótima ferramenta é o LeadLovers. Com ela você pode aumentar as vendas automatizando sua estratégia de marketing digital.

Nela, você encontrará diversos recursos que facilitarão as ações dessa área, como criar páginas, elaborar e-mails personalizados e segmentá-los — inclusive, é possível identificar quais foram abertos.

E mais: esse tipo de ferramenta possibilita o envio automatizado de SMS, integração com diversos outros serviços — como os de pagamento —, criação de área de membros, cursos e até chats.

Pipedrive

Não adianta atrair pessoas para o seu site, conseguir o e-mail ou o telefone delas e contratar ferramentas para automatizar as mensagens, se você não mantiver um controle organizado sobre a etapa do processo na qual cada uma delas se encontra. Afinal, com o crescente volume de clientes e interações, torna-se difícil manter uma boa comunicação.

Para gerenciar o relacionamento com o consumidor, por meio da organização das informações e atividades, é importante usar um software de gestão de vendas, como o Pipedrive.

A ferramenta facilita a visualização do processo de vendas e melhora a eficiência na gestão das atividades comerciais. Com isso, é possível oferecer uma abordagem mais agradável, personalizada e com maior probabilidade de fechar a compra.

Conta Azul

Para que um negócio possa crescer de maneira sólida, além de se preocupar com ferramentas que contribuam com o marketing e vendas, como as já citadas, é fundamental encontrar plataformas que facilitem a gestão da empresa como um todo.

Um software de gestão empresarial, como o Conta Azul, permite que você controle, em um só lugar, a administração de vários setores do negócio, como o financeiro, o de vendas, o de compras etc. — todos reunidos de forma simples e intuitiva.

Com um instrumento desse tipo, você pode cadastrar os seus produtos, serviços, clientes e fornecedores. A ferramenta executa automaticamente os processos, de modo que, ao realizar uma venda, a quantidade de produtos registrada no estoque é reduzida, assim como é gerada uma conta a receber no setor financeiro e assim por diante.

Outras funcionalidades são:

  • existência de um módulo de vendas no balcão, que permite uma venda mais fluida;
  • emissão de notas fiscais;
  • geração de etiquetas, relatórios e boletos.

Dessa forma, se torna muito mais simples conhecer, organizar e direcionar todos os setores do negócio, pois, com uma única ferramenta, você pode saber o que está acontecendo em cada departamento.

Atualmente, existem sites que reúnem ferramentas de tecnologia para empreendedores. Você pode acessá-los, selecionar o departamento que deseja melhorar e, a partir disso, escolher uma das opções disponíveis. E mais: elas podem ser testadas gratuitamente por um determinado período.

Acelerar o desenvolvimento da empresa é um desafio para qualquer empreendedor, por isso, muitos buscam instrumentos que possam auxiliá-los. Afinal, a profissionalização e o crescimento de um negócio estão interligados a essas ferramentas.

É normal que você não conheça todas as soluções disponíveis e como elas podem ajudá-lo. No entanto, espero que com essas dicas você tenha entendido um pouco mais sobre a importância da tecnologia para empreendedores, pois, por meio dela, você poderá levar o seu negócio a um novo patamar.

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Fonte: Guia Empreendedor